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PEDAGOGIA - EaD

O Projeto Curricular, proposto para o curso de Pedagogia modalidade a distância, explicita com muita veemência que o novo pedagogo é, acima de tudo, um profissional da educação, um educador, um licenciado que terá a sua formação acadêmico-profissional espelhada na legislação de ensino. Com base numa concepção pedagógica crítica, comprometida com o processo de transformação social, é que se deve pensar a formação desse profissional. Uma formação humanista ampla, que promova nas pessoas o autoconhecimento, a compreensão de si mesmos como parte de uma coletividade e de sua inserção social como sujeitos históricos. Tudo isso remete a uma prática construtivista no processo de produção do conhecimento, a fim de que os professores possam atuar com dignidade e competência na transformação social.

Evidentemente, as preocupações com o Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, abrem novas possibilidades e um novo caminho para repensar as intenções pedagógicas e sociais, no sentido de dar respostas concretas às expectativas da comunidade e de uma escola democrática que vislumbre novas perspectivas de ensino/aprendizagem, bem como a busca da excelência na formação dos profissionais de educação.

A metodologia institucional da UNIFACP aprendizado da teoria à prática norteia a condução do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância está alicerçada nos seguintes eixos:

  • Uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação;
  • Foco na interatividade como estratégia de ensino;
  • Ênfase na interdisciplinaridade e atendimento às demandas de formação
  • do cidadão no século XXI.
  • Corpo docente e de tutor devidamente qualificado para o ensino nesta
  •  
  • Interação entre Coordenação, Corpo Docente, Tutor e Discente.
  • Atendimento à legislação vigente e aos requisitos legais.

Para o Curso  de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade educação a distância, são oferecidos o Apoio ao Discente; o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas ferramentas de comunicação (fóruns de dúvidas, fóruns de notícias, mensagens,  atividades, avisos, webmail, e-mail, whatts aap institucional, ouvidoria, entre outros).

O curso Superior de Licenciatura em Pedagogia busca formar um profissional:

  • Que concebe, no seu processo de formação e no exercício de sua atividade profissional, o movimento de formar e ser formado nas relações com os demais agentes sociais da realidade educacional;
  • Que compreende o impacto do desenvolvimento histórico do homem e das transformações das relações sociais globais na formação do educador e nos processos educativos implicados na vida das pessoas;
  • Que se constitui como sujeito da educação, pautado no entendimento de que o fazer pedagógico pressupõe ação-reflexão-ação e está intimamente ligado a dinâmica das relações sociais mais amplas;
  • Comprometido no sentido político e ético com o processo educativo, com a democratização das relações pedagógicas e com a transformação das relações sociais;
  • Capaz de exercer a docência vinculada a sua participação na gestão e avaliação das instituições de ensino em geral, bem como na elaboração, execução e acompanhamento de programas e atividades educativas;
  • Que tenha na pesquisa um princípio educativo orientador do seu trabalho e constitutivo da produção de conhecimentos decorrentes do trabalho pedagógico desenvolvido;
  • Capaz de manejar diferentes metodologias de ensino, utilizar as diferentes linguagens e dominar as tecnologias de informação e comunicação como recursos nos processos didático-pedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem;
  • Consciente das demandas educativas locais, regionais, nacionais e globais e da necessidade da formação continuada no seu exercício profissional;
  • Consciente da diversidade humana, respeitando as diferenças étnico-raciais, de gênero, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, entre outras;
  • Que promova e facilite as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Que leve em consideração a dimensão humana e que tenha consciência de sua inconclusão e consequente necessidade de constante busca pelo conhecimento.

Partindo da orientação inicial de que o novo currículo deveria considerar não só a formação teórico-científica e técnico-científica, mas também a dimensão cultural e praxiológica do novo licenciado em Pedagogia, a UNIFACP promove aprendizagens significativas para todos e todas que desejam uma formação com a qualidade necessária para tornarem-se profissionais que produzam avanços na educação básica.

Procuramos não perder de vista a importância dada pelas novas Diretrizes Curriculares à formação do profissional de educação, o docente que irá atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nos processos gestores da escola e na coordenação e supervisão do trabalho pedagógico.

Por isso, o Projeto de Reformulação Curricular, aqui proposto, explicita com muita veemência que o novo pedagogo é, acima de tudo, um profissional da educação, um educador, um licenciado que terá a sua formação acadêmico-profissional espelhada na legislação de ensino. Com base numa concepção pedagógica crítica, comprometida com o processo de transformação social, é que se deve pensar a formação desse profissional. Uma formação humanista ampla, que promova nas pessoas o autoconhecimento, a compreensão de si mesmos como parte de uma coletividade e de sua inserção social como sujeitos históricos. Tudo isso remete a uma prática construtivista no processo de produção do conhecimento, a fim de que os professores possam atuar com dignidade e competência na transformação social.

Na atualidade, as escolas passam por um profundo processo de mudança ocasionado pelas transformações decorrentes da globalização, dos avanços tecnológicos e dos meios de comunicação e informação. Tudo isso implica numa ressignificação do papel da escola e do professor, bem como de suas práticas pedagógicas, tanto para atender as necessidades pessoais e de cidadania dos estudantes, quanto para acolher as exigências do mercado de trabalho.

Nesse sentido, a formação docente deve ser pensada como um importante componente do processo de democratização da escola e da valorização da identidade do professor que necessita de conhecimento teórico e de sensibilidade pautada em pressupostos éticos e consciência política.

De tal modo, os cursos de formação de professores precisam primar por uma concepção que dê condições para analisar de maneira crítica o contexto social em que estão inseridos, possibilitando-lhes o desenvolvimento de uma prática profissional transformadora e participativa.

Importa ressaltar que a abordagem pedagógica desenvolvida neste curso requer admitir que o trabalho docente traz consigo uma série de intencionalidades, o que implica em escolhas, valores e compromissos éticos. É preciso, ainda, considerar que todo o saber resulta de um longo processo de construção do conhecimento, o que, por sua vez, exige relacionar a pesquisa ao trabalho docente.

Entretanto, sabe-se que a maioria dos estudantes vem da Educação Básica acostumados a vivências no processo de ensino-aprendizagem associadas à educação instrucionista, tradicional. Este tipo de ensino não atende às necessidades atuais de formação na educação universitária, que precisa de novos parâmetros para levar os estudantes a compreenderem que a atuação do professor é multifacetada, plural, tem início e nunca tem fim.

Formar professores implica compreender a importância do papel da docência, propiciando profundidade científico-pedagógica que os capacita enfrentar questões sociais que exigem reflexão e criticidade. Isto significa quebrar paradigmas e construir novos modelos de educação.

Consciente da existência desse desafio, a Faculdade de Paulínia, dentre outros meios, se propõe, principalmente através do curso de Pedagogia, a desenvolver um processo de ensino e aprendizagem que privilegia a relação dialógica entre professores e estudantes. Nesse sentido, o desenvolvimento de atividades em grupo e, especificamente, o estímulo à interatividade entre estudantes, professores e principalmente estudantes e professores, deve ser buscada de maneira efetiva para que todos possam compartilhar conhecimentos.

A associação entre ensino, pesquisa e extensão também deve ser levada em conta, possibilitando o aprender fazendo. A atitude científica estimula o pensamento criador, desenvolve o pensamento crítico e encoraja a experimentação, bem como a manipulação dos elementos envolvidos no fenômeno em estudo e, consequentemente, a aquisição de conhecimentos. Portanto, a aprendizagem assume um papel tão importante quanto o ensino e abre caminho para um tipo de educação socialmente mais útil para o mundo moderno: a aprendizagem do aprender a aprender, uma abertura contínua para a experiência e para a incorporação do processo de mudança em um mundo de rápida transformação.

Complementando a visão de ensino problematizante, a visão interdisciplinar de conhecimento acrescenta uma percepção mais profunda e abrangente para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade do real. Observa-se que, a abordagem interdisciplinar pressupõe a preocupação com a aproximação do conteúdo a ser aprendido com a realidade e com o desvendamento de ambos, superando o reducionismo do ensino tradicional. Isso ocorre na medida em que, a vivência interdisciplinar contempla os múltiplos olhares que propicia a compreensão das relações entre os conceitos (teóricos) e os fenômenos (prática).

Nesse pensar, o Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EaD pretende formar um professor que prestigie o saber e a criatividade humana capacitado para as tarefas singulares de um educador.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, que será oferecido pela UNIFACP tem como objetivo último, diante de sua estrutura curricular, apresentar uma preocupação em assegurar situações que contemplem três fatores importantes na formação do profissional em recursos humanos:

  • Formação administrativa, psicológica e cultural, impreterivelmente importante nesta área profissional.
  • Formação para o desenvolvimento crítico, que responde às exigências deste século, no que diz respeito ao domínio do raciocínio lógico e da tecnologia, no desempenho profissional completo e, portanto, na postura que respeita a cidadania e a sociedade.
  • Formação cultural, indispensável na personalidade do profissional, frente ao mercado de trabalho em constante transformação.

Estrutura curricular 



MÓDULO

DISCIPLINA

Total





1

História das Ideias Pedagógicas

80

Fundamentos e Projetos de Educação Ambiental

80

Ética

40

Fundamentos de Sociologia

40

Informática: Tecnologia e Educação

40

Arte e Expressão

40

Metodologia e Organização do Trabalho Acadêmico

40

Psicologia Educacional

40

Atividades de Extensão

52

TOTAL DO MÓDULO  

452




MÓDULO

DISCIPLINA

Total




2

Didática e Formação Docente

80

Língua Portuguesa 

80

Política e Organização da Educação Básica

80

Sociologia Educacional 

40

Psicologia do Desenvolvimento 

40

Metodologias Ativas

40

Filosofia Educacional 

40

Atividades de Extensão

52

TOTAL DO MÓDULO

452




MÓDULO

DISCIPLINA

Total





3

Psicologia da Aprendizagem 

40

Escola e Comunidade: desafios e prática

40

Literatura Infanto-juvenil 

80

Conteúdo e Met. da Educação Infantil 

80

Prática em Educação Infantil 

40

Pedagogia de Projetos na Ed. Infantil 

40

Brinquedos e Brincadeiras na Ed. Infantil 

80

Atividades de Extensão

52

Estágio Supervisionado I

100

TOTAL DO MÓDULO

552




MÓDULO

DISCIPLINA

Total

4

Conteúdo e Met. do Ensino Fundamental 

40

Prática e Estágio do Ensino Fundamental 

40

Fundamentos de Iniciação Científica 

40

Conteúdo e Met. do Ensino de Ciências 

40

Prática do Ensino de Ciências 

40

Metodologia da Alfabetização

80

Prática de Alfabetização 

40

Educação Especial e Inclusão Social 

40

Libras

40

Atividades de Extensão

52

Estágio Supervisionado II

100

TOTAL DO MÓDULO

552




MÓDULO

DISCIPLINA

Total





5

Conteúdo e Met. do Ensino da Língua Portuguesa 

40

Prática do Ensino da Língua Portuguesa

40

Conteúdo e Met. do Ensino da Matemática 

40

Prática do Ensino da Matemática 

40

Metodologia da Pesquisa 

40

Direitos Humanos em Educação 

40

Prática em Direitos Humanos em Educação 

40

Gestão e Supervisão Educacional 

40

Prática em Gestão e Supervisão Educacional

40

Diversidade: gênero e cultura 

40

Atividade de Extensão

52

Estágio Supervisionado III

100

TOTAL DO MÓDULO                                                                                               

552




MÓDULO

DISCIPLINA

Total






6

Conteúdo e Met. do Ensino da História

40

Prática do Ensino da História 

40

Conteúdo e Met. do Ensino da Geografia

40

Prática do Ensino da Geografia 

40

Educação de Jovens e Adultos 

40

Prática em Educação de Jovens e Adultos 

40

Comunicação Mídia e Educação 

40

Metodologia de Projetos Aplicativos 

40

Legislação Educacional e Financiamento 

40

Estatística 

40

Atividade de Extensão

52

Estágio Supervisionado IV

50

TOTAL DO MÓDULO

502




MÓDULO

DISCIPLINA

Total





7

Coordenação Pedagógica: Escola e Mediação

40

Prática em Coordenação Pedagógica

40

Educação em Saúde e Recreação Hospitalar

80

Conteúdo e Met. do Ensino de Artes

40

Prática do Ensino de Artes

40

Rel. étnico-raciais e cultura afro-brasileira e indígena

40

Prática da Iniciação Científica

40

Cont. e Met. do Ens. de Expr. e Movimento

40

Prática do Ens. de Expressão e Movimento

40

Atividade de Extensão

52

Estágio Supervisionado V

50

TOTAL DO MÓDULO

502




MÓDULO

DISCIPLINA

Total




8

Educação Patrimonial

40

Prática de Educação Patrimonial

40

Pedagogia Empresarial 

40

Prática em Pedagogia Empresarial 

40

Contemporaneidade: dificuldades de aprendizagem

80

Ação Educativa e Desenvolvimento Humano 

40

Didática para o Ensino a Distância

40

Prática para o Ensino a Distância 

40

Planejamento, currículo e avaliação

40

Atividade de Extensão

52

TOTAL DO MÓDULO

452



RESUMO

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS 

3.200

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

400

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

100

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

50

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

416

TOTAL DO CURSO

4166

 

 

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