Pedagogia Banner

PEDAGOGIA - EaD

O Projeto Curricular, proposto para o curso de Pedagogia modalidade a distância, explicita com muita veemência que o novo pedagogo é, acima de tudo, um profissional da educação, um educador, um licenciado que terá a sua formação acadêmico-profissional espelhada na legislação de ensino. Com base numa concepção pedagógica crítica, comprometida com o processo de transformação social, é que se deve pensar a formação desse profissional. Uma formação humanista ampla, que promova nas pessoas o autoconhecimento, a compreensão de si mesmos como parte de uma coletividade e de sua inserção social como sujeitos históricos. Tudo isso remete a uma prática construtivista no processo de produção do conhecimento, a fim de que os professores possam atuar com dignidade e competência na transformação social.

Evidentemente, as preocupações com o Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, abrem novas possibilidades e um novo caminho para repensar as intenções pedagógicas e sociais, no sentido de dar respostas concretas às expectativas da comunidade e de uma escola democrática que vislumbre novas perspectivas de ensino/aprendizagem, bem como a busca da excelência na formação dos profissionais de educação.

A metodologia institucional da UNIFACP aprendizado da teoria à prática norteia a condução do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância está alicerçada nos seguintes eixos:

  • Uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação;
  • Foco na interatividade como estratégia de ensino;
  • Ênfase na interdisciplinaridade e atendimento às demandas de formação
  • do cidadão no século XXI.
  • Corpo docente e de tutor devidamente qualificado para o ensino nesta
  •  
  • Interação entre Coordenação, Corpo Docente, Tutor e Discente.
  • Atendimento à legislação vigente e aos requisitos legais.

Para o Curso  de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade educação a distância, são oferecidos o Apoio ao Discente; o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas ferramentas de comunicação (fóruns de dúvidas, fóruns de notícias, mensagens,  atividades, avisos, webmail, e-mail, whatts aap institucional, ouvidoria, entre outros).

O curso Superior de Licenciatura em Pedagogia busca formar um profissional:

  • Que concebe, no seu processo de formação e no exercício de sua atividade profissional, o movimento de formar e ser formado nas relações com os demais agentes sociais da realidade educacional;
  • Que compreende o impacto do desenvolvimento histórico do homem e das transformações das relações sociais globais na formação do educador e nos processos educativos implicados na vida das pessoas;
  • Que se constitui como sujeito da educação, pautado no entendimento de que o fazer pedagógico pressupõe ação-reflexão-ação e está intimamente ligado a dinâmica das relações sociais mais amplas;
  • Comprometido no sentido político e ético com o processo educativo, com a democratização das relações pedagógicas e com a transformação das relações sociais;
  • Capaz de exercer a docência vinculada a sua participação na gestão e avaliação das instituições de ensino em geral, bem como na elaboração, execução e acompanhamento de programas e atividades educativas;
  • Que tenha na pesquisa um princípio educativo orientador do seu trabalho e constitutivo da produção de conhecimentos decorrentes do trabalho pedagógico desenvolvido;
  • Capaz de manejar diferentes metodologias de ensino, utilizar as diferentes linguagens e dominar as tecnologias de informação e comunicação como recursos nos processos didático-pedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem;
  • Consciente das demandas educativas locais, regionais, nacionais e globais e da necessidade da formação continuada no seu exercício profissional;
  • Consciente da diversidade humana, respeitando as diferenças étnico-raciais, de gênero, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, entre outras;
  • Que promova e facilite as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Que leve em consideração a dimensão humana e que tenha consciência de sua inconclusão e consequente necessidade de constante busca pelo conhecimento.

Partindo da orientação inicial de que o novo currículo deveria considerar não só a formação teórico-científica e técnico-científica, mas também a dimensão cultural e praxiológica do novo licenciado em Pedagogia, a UNIFACP promove aprendizagens significativas para todos e todas que desejam uma formação com a qualidade necessária para tornarem-se profissionais que produzam avanços na educação básica.

Procuramos não perder de vista a importância dada pelas novas Diretrizes Curriculares à formação do profissional de educação, o docente que irá atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nos processos gestores da escola e na coordenação e supervisão do trabalho pedagógico.

Por isso, o Projeto de Reformulação Curricular, aqui proposto, explicita com muita veemência que o novo pedagogo é, acima de tudo, um profissional da educação, um educador, um licenciado que terá a sua formação acadêmico-profissional espelhada na legislação de ensino. Com base numa concepção pedagógica crítica, comprometida com o processo de transformação social, é que se deve pensar a formação desse profissional. Uma formação humanista ampla, que promova nas pessoas o autoconhecimento, a compreensão de si mesmos como parte de uma coletividade e de sua inserção social como sujeitos históricos. Tudo isso remete a uma prática construtivista no processo de produção do conhecimento, a fim de que os professores possam atuar com dignidade e competência na transformação social.

Na atualidade, as escolas passam por um profundo processo de mudança ocasionado pelas transformações decorrentes da globalização, dos avanços tecnológicos e dos meios de comunicação e informação. Tudo isso implica numa ressignificação do papel da escola e do professor, bem como de suas práticas pedagógicas, tanto para atender as necessidades pessoais e de cidadania dos estudantes, quanto para acolher as exigências do mercado de trabalho.

Nesse sentido, a formação docente deve ser pensada como um importante componente do processo de democratização da escola e da valorização da identidade do professor que necessita de conhecimento teórico e de sensibilidade pautada em pressupostos éticos e consciência política.

De tal modo, os cursos de formação de professores precisam primar por uma concepção que dê condições para analisar de maneira crítica o contexto social em que estão inseridos, possibilitando-lhes o desenvolvimento de uma prática profissional transformadora e participativa.

Importa ressaltar que a abordagem pedagógica desenvolvida neste curso requer admitir que o trabalho docente traz consigo uma série de intencionalidades, o que implica em escolhas, valores e compromissos éticos. É preciso, ainda, considerar que todo o saber resulta de um longo processo de construção do conhecimento, o que, por sua vez, exige relacionar a pesquisa ao trabalho docente.

Entretanto, sabe-se que a maioria dos estudantes vem da Educação Básica acostumados a vivências no processo de ensino-aprendizagem associadas à educação instrucionista, tradicional. Este tipo de ensino não atende às necessidades atuais de formação na educação universitária, que precisa de novos parâmetros para levar os estudantes a compreenderem que a atuação do professor é multifacetada, plural, tem início e nunca tem fim.

Formar professores implica compreender a importância do papel da docência, propiciando profundidade científico-pedagógica que os capacita enfrentar questões sociais que exigem reflexão e criticidade. Isto significa quebrar paradigmas e construir novos modelos de educação.

Consciente da existência desse desafio, a Faculdade de Paulínia, dentre outros meios, se propõe, principalmente através do curso de Pedagogia, a desenvolver um processo de ensino e aprendizagem que privilegia a relação dialógica entre professores e estudantes. Nesse sentido, o desenvolvimento de atividades em grupo e, especificamente, o estímulo à interatividade entre estudantes, professores e principalmente estudantes e professores, deve ser buscada de maneira efetiva para que todos possam compartilhar conhecimentos.

A associação entre ensino, pesquisa e extensão também deve ser levada em conta, possibilitando o aprender fazendo. A atitude científica estimula o pensamento criador, desenvolve o pensamento crítico e encoraja a experimentação, bem como a manipulação dos elementos envolvidos no fenômeno em estudo e, consequentemente, a aquisição de conhecimentos. Portanto, a aprendizagem assume um papel tão importante quanto o ensino e abre caminho para um tipo de educação socialmente mais útil para o mundo moderno: a aprendizagem do aprender a aprender, uma abertura contínua para a experiência e para a incorporação do processo de mudança em um mundo de rápida transformação.

Complementando a visão de ensino problematizante, a visão interdisciplinar de conhecimento acrescenta uma percepção mais profunda e abrangente para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade do real. Observa-se que, a abordagem interdisciplinar pressupõe a preocupação com a aproximação do conteúdo a ser aprendido com a realidade e com o desvendamento de ambos, superando o reducionismo do ensino tradicional. Isso ocorre na medida em que, a vivência interdisciplinar contempla os múltiplos olhares que propicia a compreensão das relações entre os conceitos (teóricos) e os fenômenos (prática).

Nesse pensar, o Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EaD pretende formar um professor que prestigie o saber e a criatividade humana capacitado para as tarefas singulares de um educador.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, que será oferecido pela UNIFACP tem como objetivo último, diante de sua estrutura curricular, apresentar uma preocupação em assegurar situações que contemplem três fatores importantes na formação do profissional em recursos humanos:

  • Formação administrativa, psicológica e cultural, impreterivelmente importante nesta área profissional.
  • Formação para o desenvolvimento crítico, que responde às exigências deste século, no que diz respeito ao domínio do raciocínio lógico e da tecnologia, no desempenho profissional completo e, portanto, na postura que respeita a cidadania e a sociedade.
  • Formação cultural, indispensável na personalidade do profissional, frente ao mercado de trabalho em constante transformação.
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
História das Ideias Pedagógicas80
Fundamentos e Projetos de Educação Ambiental80
Ética40
Fundamentos de Sociologia40
Informática: Tecnologia e Educação40
Arte e Expressão40
Metodologia e Organização do Trabalho Acadêmico40
Psicologia Educacional40
Didática e Formação Docente80
Língua Portuguesa80
Política e Organização da Educação Básica80
Sociologia Educacional40
Psicologia do Desenvolvimento40
Metodologias Ativas40
Filosofia Educacional40
Psicologia da Aprendizagem40
Escola e Comunidade: desafios e prática40
Literatura Infanto-juvenil80
Conteúdo e Metodologia da Educação Infantil80
Prática em Educação Infantil40
Pedagogia de Projetos na Educação Infantil40
Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil80
Estágio Supervisionado I100
Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental40
Prática do Ensino Fundamental40
Fundamentos de Iniciação Científica40
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências40
Prática do Ensino de Ciências40
Metodologia da Alfabetização80
Prática de Alfabetização40
Educação Especial e Inclusão Social40
Libras40
Estágio Supervisionado II100
Conteúdo e Metodol. do Ensino da Língua Portuguesa40
Prática do Ensino da Língua Portuguesa40
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática40
Prática do Ensino da Matemática40
Metodologia da Pesquisa40
Direitos Humanos em Educação40
Prática em Direitos Humanos em Educação40
Gestão e Supervisão Educacional40
Prática em Gestão e Supervisão Educacional40
Diversidade: gênero e cultura40
Estágio Supervisionado III100
Conteúdo e Metodologia do Ensino da História40
Prática do Ensino da História40
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Geografia40
Prática do Ensino da Geografia40
Educação de Jovens e Adultos40
Prática em Educação de Jovens e Adultos40
Comunicação Mídia e Educação40
Metodologia de Projetos Aplicativos40
Legislação Educacional e Financiamento40
Estatística40
Estágio Supervisionado IV50
Coordenação Pedagógica: Escola e Mediação40
Prática em Coordenação Pedagógica40
Educação em Saúde e Recreação Hospitalar40
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Artes40
Prática do Ensino de Artes40
Relaçoes etnicorraciais e cultura afro-brasileira e indígena40
Prática da Iniciação Científica40
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão e Movimento80
Prática do Ensino de Expressão e Movimento40
Estágio Supervisionado V50
Educação Patrimonial40
Prática de Educação Patrimonial40
Pedagogia Empresarial40
Prática em Pedagogia Empresarial40
Contemporaneidade: Dificuldades de aprendiz. escolar40
Ação Educativa e Desenvolvimento Humano40
Didática para o Ensino a Distância40
Prática para o Ensino a Distância40
Planejamento, Currículo e Avaliação40
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS *3.200
ESTÁGIO SUPERVISIONADO400
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO40
ATIVIDADES TEÓRICO TRÁTICAS (ESTUDOS INTEGRADORES)200
TOTAL DO CURSO3.840

RELACIONADOS (EM BREVE)

LOGOTIPO UNIFACP

Menu:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors