
Psicologia
Se seu sonho é ser um psicólogo(a), este curso é para você! Nele você será um(a) profissional com perfil crítico, reflexivo e humanístico, apto(a) a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo.
Você irá aprender sobre os conhecimentos psicológicos e suas interfaces com os fenômenos biológicos e socioculturais e desenvolver a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandem investigação, análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos.
Deste modo, você será capaz de diagnosticar, avaliar e atuar em problemas humanos de ordem psíquica, coordenar e manejar processos grupais, realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; será capaz também de elaborar relatos científicos, pareceres e laudos técnicos, além de gerenciar o trabalho e os recursos materiais, de modo compatível com as políticas de saúde.
O psicólogo deve ser um profissional crítico, reflexivo e humanístico, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como realizar seus serviços dentro de padrões de qualidade e dos princípios éticos. Para tal, o egresso deve possuir conhecimentos psicológicos e suas interfaces com os fenômenos biológicos e socioculturais e desenvolver a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandem investigação, análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos.
Deverá ainda, ser capaz de diagnosticar, avaliar e atuar em problemas humanos de ordem psíquica; coordenar e manejar processos grupais; realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; ser capaz de elaborar relatos científicos, pareceres e laudos técnicos além de gerenciar o trabalho, os recursos materiais, de modo compatível com as políticas públicas de saúde. Pretende-se, ainda, que este profissional seja cônscio da importância da educação continuada, bem como de sua responsabilidade social. Em equipes multiprofissionais, estarão aptos a exercer a transdisciplinaridade, respeitando e compreendendo a área de estudo dos demais profissionais das áreas afins.
Formar profissionais da Psicologia aptos para:
- Trabalhar em diversos contextos de atuação da Psicologia, demonstrando competências e habilidades no domínio de conceitos, métodos e técnicas psicológicas, a partir de uma postura crítica, humanista, eticamente responsável e compromissada com a melhoria da qualidade de vida da pessoa humana e da sociedade;
- Construir e validar o conhecimento científico a partir de referenciais teórico práticos estabelecidos e da própria atuação profissional;
- Trabalhar em equipes multiprofissionais, de forma competente, coerente e pertinente com a própria área de conhecimento e com os objetivos da equipe, respeitando e compreendendo a área de atuação dos demais profissionais, visando o bem-estar de indivíduos, grupos e da comunidade e a integralidade da atenção à saúde;
- Buscar continuamente o conhecimento, construindo-o de forma autônoma e compreendendo a proposta de educação continuada;
- Desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
- Tomar decisões relativas às intervenções necessárias e adequadas, baseando-se em evidências científicas, culturais, econômicas e sociais, usando criativamente as competências e habilidades adquiridas ao longo da formação na solução de problemas;
- Avaliar os processos psicológicos e psicossociais contribuindo para a promoção da saúde dos indivíduos, grupos, organizações e comunidade, através de referenciais teóricos adequados e das características da população-alvo;
- Fazer intervenções psicossociais nas organizações, através de processos grupais, considerando os perfis organizacionais e socioculturais de seus membros;
- Estabelecer relações profissionais resguardando a ética do psicólogo e seus referenciais teóricos consolidados.
Presencial | EAD | |
Disciplina | Carga Horária | |
Anatomia e Fisiologia | 40 | |
História e Filosofia da Psicologia * | 40 | 80 |
Introdução a Sociologia * | 40 | 80 |
Introdução às Políticas Públicas de Saúde | 80 | |
Noções básicas de Estatística | 40 | |
Processos Psicológicos Básicos | 80 | |
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (80) | |
Neurociência e psicofarmacologia | 80 | |
Psicologia Social I * | 40 | 80 |
Teorias Psicanalíticas I | 40 | |
Desenvolvimento Humano I: infância e segunda infância | 80 | |
Introdução a Antropologia Cultural * | 40 | 80 |
Bases conceituais da Saúde Coletiva | 40 | |
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (80) | |
Teorias Interacionistas e Sócio-históricas I | 40 | |
Psicologia Social II * | 40 | 80 |
Teorias Psicanalíticas II | 40 | |
Desenvolvimento Humano II: adolescência e adulto * | 40 | 80 |
Análise experimental do Comportamento I | 80 | |
Metodologia em Pesquisa | 40 | |
Ética na atuação profissional | 40 | |
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (80) | |
Psicopatologia I | 80 | |
Fundamentos Teóricos e Técnicos da Avaliação Psicológica I | 40 | |
Teorias Psicanalíticas III * | 40 | 80 |
Análise experimental do Comportamento II | 40 | |
Teorias Interacionistas e Sócio-históricas II | 40 | |
Introdução à Psicologia da Saúde | 40 | |
Teorias Humanistas I * | 40 | 80 |
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (80) | |
Trabalho, Saúde e Subjetividade * | 40 | 80 |
Fundamentos Teóricos e Técnicos da Avaliação Psicológica II | 80 | |
Psicopatologia II | 80 | |
Teorias Humanistas II | 40 | |
Educação e Sociedade * | 40 | 80 |
Pesquisa e Intervenção em Psicologia I (TCC) | 40 | |
Estágio Básico I – observação | 60 | |
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (80) | |
Políticas Públicas e Movimentos Sociais * | 40 | 80 |
Psicologia e pessoas com necessidades especiais | 80 | |
Processos Grupais | 80 | |
Reforma Psiquiátrica e Atenção Psicossocial * | 40 | 80 |
Psicologia da Família | 40 | |
Pesquisa e Intervenção em Psicologia II (TCC) | 40 | |
Estágio Básico II – Projeto de Intervenção | 60 | |
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (80) | |
Pesquisa e Intervenção em Psicologia III (TCC) | 80 | |
Estágio Básico III – ênfase: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção de Saúde | 160 | |
Psicologia Jurídica I (eletiva I ou II) * | 40+40 | 80 + 80 |
Psicologia organizacional e do trabalho (eletiva I ou II) * | ||
Psicologia Hospitalar (eletiva I ou II) * | ||
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (70) | |
Pesquisa e Intervenção em Psicologia III (TCC) | 80 | |
Estágio Básico IV – ênfase: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção de Saúde | 80 | |
Psicologia Geriátrica * | 40 | 80 |
Teorias e Técnicas psicoterápicas e psicodinâmicas I (Psicanálise) | 80 | |
Psicologia das Emergências, Desastres e Violência * | 40 | 80 |
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (70) | |
Psicodiagnóstico * | 40 | 80 |
Teorias e Técnicas psicoterápicas e psicodinâmicas II (Teoria Cognitivo Comportamental) | 80 | |
Práticas de Plantão Psicológico | 90 | |
Estágio Específico I – supervisionado ênfase Psicologia e Processos Clínicos | 150 | |
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (35) | |
Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia: teorias e técnicas * | 40 | 80 |
Teorias e Técnicas psicoterápicas e psicodinâmicas III (Psicoterapia Infantil, Casais e Famílias) | 80 | |
Psicoterapia de Grupos * | 40 | 90 |
Estágio Específico II – supervisionado ênfase Psicologia e Processos Clínicos | 150 | |
Atividade Prática Supervisionada (APS) | (35) |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – QUADRO RESUMO | ||
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS | 3.140 | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 660 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO | 320 | |
TOTAL SALA DE AULA E ESTÁGIO | 4.120 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 | |
TOTAL CURSO | 4.320 | |
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS | (686) | |
LIBRAS (OPTATIVA) | (40) | |
Total de horas EaD – disciplinas parcialmente a distância (17,6%) | 760 | |
Demonstrativo em horas relógio: 4.120 ÷ 60 X 50 = 3.434 + 200 + 686 = 4.320 |
* Disciplinas parcialmente à distância.